terça-feira, 12 de agosto de 2014

Como observar a chuva de meteoros Perseidas 2014 no Stellarium?

Hoje tem chuva de meteoros!


A chuva de meteoros Perseidas tem sido observada por mais de 2000 anos e é uma das melhores chuvas para observar, pois produz mais de 60-100 metoros brilhosos, rápidos e coloridos por hora durante seu pico. Esta chuva é anual e ocorre de 17 de julho até 24 agosto, atingindo o pico no dia 13 agosto. Perseidas foi nomeado assim devido a constelação Perseu, que é posicionado no mesmo ponto do céu que o radiante da chuva.

Na nova versão do Stellarium 0.13.0 é possível observar a chuva de meteoros Perseidas.

A chuva ocorre devido a passagem da Terra através de partículas do cometa Swift-Tittle-1862-III. Nesta época do ano a Terra passa por um rastro deixado por este cometa, o que faz com que esses detritos queimem na atmosfera, produzindo o espetáculo conhecido como chuva de meteoros Perseidas.


E se você estiver com sorte conseguirá observar um EarthGrazer. Um longo, lento e colorido meteoro viajando na direção do ponto mais alto do céu. Este tipo de meteoro surge quando o radiante está próximo a linha do horizonte. É um evento único e inesquecível!

Observando Perseidas no Stellarium.

1. Habilite o complemento “Chuvas de meteoros” (não sabe como habilitar um complemento? confira este tutorial).

Atenção! Para observar uma chuva de meteoros, é fundamental que o radiante esteja em uma região observável (acima da linha do horizonte). Isso é um dos fatores básicos para saber se você seria capaz de visualizar a chuva em sua cidade.

2. Abra a janela de configurações do complemento na aba “Pesquisar eventos” (não sabe fazer isso? confira este tutorial).


2.jpg

3. Defina um intervalo de datas (neste caso, 17 de julho a 24 de agosto).

4. Na tabela de resultados, dê um clique duplo em “Perseidas”.


meteor.png

Pronto! Agora é só observar a chuva de meteoros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário